My Image
My Image

A Fundação Cultural Roda de Viola​​​​​​​

Criada em 2005, a Fundação Cultural Roda de Viola tem como base fundamental resgatar, valorizar, reconhecer e divulgar toda e qualquer manifestação cultural de raiz.


Tudo começou quando, através do entusiasmo e dedicação de Ney Barbosa, um grupo de violeiros passou a se apresentar, em um programa de rádio. O sucesso foi imediato. Artistas de vários municípios começaram a aparecer e o programa, chamado “Roda de Viola” – daí o nome da fundação – tomou corpo e alcançou grandes dimensões. Campeão de audiência, o programa marcou um novo tempo na chamada música de raiz e resgatou, regionalmente, uma manifestação artístico-cultural que parecia perdida.


Ao longo destes 15 anos a Fundação Roda de Viola, tem realizado projetos incríveis que estão ajudando a manter viva a cultura da viola caipira.

FESTIVAL VIOLA DOS GERAIS

O Festival Viola dos Gerais está em sua 5 edição, levando oportunidade para cantores e compositores da música sertaneja de raiz de todo o Brasil.


O evento é uma realização da Fundação Roda de Viola em parceria com a Rede Globo (Inter TV). É muito mais que um evento musical cujo sucesso aumenta a cada edição, o festival também se fortalece como um efetivo fomentador sociocultural, turístico e econômico.

​​​​​​​

No festival só tem uma categoria: Música Sertaneja Raiz, ou seja, aquela de origem caipira com letra e melodia voltadas para as coisas do campo.

OFICINAS DE VIOLA

A Fundação Cultural Roda de Viola oferece o inédito curso de fabricação de viola para Jovens e crianças. O curso, tem duração de seis meses, proporciona aos jovens uma nobre profissão, que é chamada de lutheria, a arte de fabricar instrumentos musicais.

​​​​​​​

Denominado “Fábrica de Viola: Música que Transforma”, o projeto é coordenado pelo luthier Sidney Nogueira, que domina a arte há mais de vinte anos. “E muito gratificante ensinar essa arte, principalmente quando temos alunos tão interessados em aprender”, acentua Nogueira.

My Image
My Image
My Image
My Image

VOCÊ PODE AJUDAR A MANTER VIVA A MUSICA SERTANEJA DE RAIZ

My Image

Sua doação é importante para ajudar na manutenção e desenvolvimento de diversas atividades culturais da música caipira e da verdadeira cultura brasileira, todavia sua doação também é importante pra você. Imagina o quanto você ficará feliz ao ver, através desse site, os projetos que serão executados graças a sua ajuda.

R$

24,90

Garanta a continuidade das oficinas

de viola caipira para os jovens e crianças.

Clique Aqui

My Image

50,00

R$

Garanta a continuidade do Festival Viola dos Gerais, que ja deu oportunidade para mais de 300 duplas de violeiros a gravarem suas músicas e terem seus trabalhos reconhecidos em todo o Brasil.

My Image

Clique Aqui

* Doação única. Não é mensalidade.

​​​​​​​

Ao doar, enviaremos para a sua casa uma carta de agradecimento e um brinde da Fundação Cultural Roda de Viola. 

PARCEIRoS

DEPOIMENTOS

DEPOIMENTOS

My Image

Pres. Sindicato Rural

José Aparecido Mendes

Como fico feliz em colaborar com a Fundação Cultural Roda de Viola.

Faça o mesmo e experimente essa emoção da doação.
A nossa cultura necessita e agradece este seu gesto de solidariedade.

My Image

Eu agradeço a oportunidade de poder colaborar com uma entidade com uma missão tão dedicada ao sertanejo raiz. A sensação de ser útil a alguém é extremamente inigualável. Parabéns pelo  trabalho..

Izadina Ladeia

Cantora

Eu faço a doação porque acredito no trabalho da Fundação e nos beneficios para todos que amam a moda de viola e não quer vê ela morrer. As crianças precisam aprender a tocar viola e cantar modão. Esse trabalho tem que continuar

André Pinheiro

Luthier e violeiro

My Image

Cantora e Compositora

Participar do Festival Viola dos Gerais foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida. Meu pai sempre disse que minhas musicas seriam ouvidas e as pessoas iriam gostar. Hoje sou grata ao pessoal da Fundação por da essa oportinidade pra gente. 

Amanda Priscila

My Image
My Image
My Image
My Image